quinta-feira, 18 de julho de 2019

Passo a Passo


"Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. Como poderia alguém discernir o seu próprio caminho? ... Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos." (Provérbios 20:24; 16:9)

Deus está no controle de todas as circunstâncias que cercam a minha vida. Às vezes, podemos sentir que entendemos essas circunstâncias, mas em outros momentos não temos a menor ideia do por quê certas coisas acontecem como acontecem, e ficamos perplexos. Nós fazemos nossos planos, mas Deus sempre terá o Seu caminho.

Não há nada de errado em fazer um plano para amanhã, para o próximo mês ou ano. Mas devemos sempre planejar com esta condição: o Senhor pode mudar os nossos planos e nos levar em uma direção completamente diferente. É sua prerrogativa fazer isso; Ele, e não você, está no controle da sua vida.

Jeremias 10:23 diz: "Eu sei, Senhor, que a vida do homem não lhe pertence; não compete ao homem dirigir os seus passos." E no livro de Provérbios, o escritor faz a pergunta: "Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. Como poderia alguém discernir o seu próprio caminho?" (Provérbios 20:24).

Às vezes, chamamos o guiar dos nossos passos de "providência divina". Isso significa, então, que coisas ruins nunca acontecerão com pessoas boas ou mesmo devotas? Não. Mas significa que, mesmo quando coisas ruins acontecerem, Deus pode trazer o bem do mal, como Romanos 8:28 nos assegura.

Todas as boas promessas de Deus, no entanto, não serão totalmente realizadas até chegarmos ao céu. Há algumas coisas que podemos olhar na vida e dizer: "Essa foi uma experiência realmente terrível, mas agora, olhando retrospectivamente, posso ver o bem que veio disso". E há outras coisas que vamos experimentar na vida que nunca veremos um bom resultado - ou pelo menos "bom" como o entendemos. Será assim até que cheguemos ao outro lado e vejamos o Senhor face a face, para que então possamos entender essas coisas.

Mesmo assim, confiamos as nossas vidas às Suas boas mãos e Sua grande sabedoria e o louvamos por nos dirigir passo a passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário