terça-feira, 30 de julho de 2019

Como Vencer a Ansiedade

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus." (Filipenses 4:6)

Você se lembra da primeira vez em que ficou atrás do volante de um carro? Você teve que pensar conscientemente sobre tudo o que fazia. Ok, vejamos... chave na ignição, pisar na embreagem, engatar a primeira marcha, dar a partida, dar seta, etc. Você teve que pensar sobre tudo isso. Foi um desafio no começo. Mas depois de um tempo, você automatiza essas coisas e tudo vem naturalmente. Você nem pensa mais em dirigir. Você só entra no carro e dirige. É um reflexo condicionado.

Um reflexo condicionado é algo que você aprende. Você se ensina a fazer algo e, através da repetição, você se vê fazendo isso naturalmente. E há um reflexo normal, que vem naturalmente. Por exemplo, se você tocar em um ferro quente, puxará sua mão rapidamente porque está quente. Uma criança também fará isso.

Também temos reflexos normais e condicionados para o medo e a preocupação. Nossa tendência natural quando estamos com problemas não é orar, mas nos preocupar. Algo acontece e começamos a passar por cenários que se acumulam em nossas mentes como dominós. E se isso acontecer? E se aquilo acontecer? E se essa outra coisa acontecer? O reflexo normal quando estamos com problemas é nos preocupar.

Mas o que precisamos nos ensinar a fazer é orar. Esse é um reflexo condicionado. Não é o que naturalmente queremos fazer. Quando recebemos más notícias, o que devemos fazer? Devemos parar e orar. É isso que as Escrituras nos dizem para fazer.

Muitas vezes, quando estamos enfrentando adversidades, nosso primeiro instinto é pedir ajuda às pessoas. E não há dúvida de que Deus pode trabalhar através das pessoas. Ele pode prover ajuda através de familiares e amigos, mas o mais importante é que devemos nos voltar para Deus quando surgirem problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário