segunda-feira, 29 de julho de 2019

A Raiz dos Nossos Problemas

"De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?" (Tiago 4:1)

Acho que poderíamos facilmente afirmar que muitos dos problemas com os quais lidamos são originados na nossa natureza humana egoísta. O egoísmo está na raiz de muitos pecados.

É incrível como mesmo crianças pequenas já mostram esse traço. Você já deve visto duas crianças pequenas brincando quando uma não liga para um certo brinquedo até que a outra o pegue. E, de repente, as duas crianças querem o mesmo brinquedo. Elas gritam e puxam e acabam destruindo o brinquedo no processo de disputa. Tudo porque uma quer o que a outra tem. Assim é a natureza humana. Nós nascemos assim e iremos carregar esse traço por toda a vida.

Tiago apontou: "De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?" (Tiago 4:1). É isso. Queremos que tudo seja do nosso jeito.

Quantos problemas na nossa sociedade vêm do egoísmo? Quando casamentos terminam, é em grande parte por causa do egoísmo. Pessoas fazem sexo antes do casamento por causa do egoísmo. Na raiz do adultério está o egoísmo. Aponte-me um problema e, para a maioria deles, o egoísmo será a base.

Paulo alertou os crentes de Filipos: "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos." (Filipenses 2:3). Então não seja controlado pelo egoísmo.

Dwight L. Moody disse: "Tenho mais problemas com Dwight L. Moody do que qualquer outra pessoa que já conheci." Como ele percebeu, é em nossa obsessão conosco que está a raiz dos problemas.

Precisamos constantemente pedir ao Senhor para nos transformar e mudar. Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente. E quer saber? Você também tem. Todos nós temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário