terça-feira, 25 de junho de 2019

Por Quê Um Deus Zeloso?

"Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam" (Êxodo 20:5)

Geralmente vemos o zelo como algo negativo, e certamente também pode ser. Podemos pensar em uma pessoa zelosa como controladora, exigente e até propensa a ficar furiosa sem a menor razão.

Mas em Êxodo 20:4-5 Deus diz: "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam."

Deus é um pai amoroso. Ele nos ama e quer um relacionamento exclusivo conosco. Isso é irracional?

Se você tem filhos, imagino que você provavelmente seja um pai zeloso. Você quer o melhor para seus filhos. Você provavelmente acha que o seu filho é o melhor em tudo o que faz, seja esporte, música ou qualquer outra coisa. Da mesma forma, Deus ama você e quer o melhor para você. Ele neste sentido que Ele é zeloso.

Eu também acho que, se você é casado, provavelmente seja zeloso. Como você se sentiria, esposa, se seu marido dissesse: "Hoje terei um encontro. Vou sair com outra mulher." Nenhuma mulher que se preze aceitaria algo assim. Nem deveria.

Deus é um Deus zeloso e quer um relacionamento exclusivo conosco. Ele está dizendo: "Você pertence a Mim e eu me comprometi com você. E é assim que deve ser." Esse é o conceito que está sendo passado quando Deus se descreve como um Deus "zeloso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário