"Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:12-14)
Todo mundo que já correu uma corrida, sabe que pode perder o passo olhando para trás para ver os concorrentes. Muitas corridas já foram perdidas quando o primeiro colocado olhou para trás. Quando se vê a linha de chegada, é hora de dar tudo... pois às vezes são poucos centímetros que separam um corredor do outro. É preciso manter a concentração.
Essa é a ideia por trás de Filipenses 3:13. O apóstolo estava dizendo: "Não olhe para trás. Não se volte para trás." Quando Deus promete: "Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga as suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados" (Isaías 43:25), Ele não está prevendo que vai perder a memória. Deus está dizendo: "Não levarei mais em conta o seu pecado, pois o meu Filho já o pagou na cruz."
Do mesmo modo, então, precisamos fazer o que Deus faz: esquecer o nosso passado. Sim, certamente precisamos aprender com os nossos erros e lembrar algumas das lições amargas que aprendemos. Mas não precisamos ser governados pelo nosso passado.
Foi o que Paulo quis dizer com "esquecer-se das coisas que ficaram para trás." Pense nas coisas horrendas que Paulo tinha feito. Ele tinha parte da culpa pela morte de Estêvão e tinha de levar isso na consciência até o último dia. Ele sabia que era responsável por atos terríveis. Mas foi capaz de deixá-los no passado.
E nós também precisamos fazer o mesmo.
E nós também precisamos fazer o mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário