"Disse Marta a Jesus: 'Senhor, se estiveste aqui meu irmão não teria morrido.'" (João 11:21)
Marta era uma mulher que não se continha para falar. Você iria facilmente perceber se ela estivesse por perto. "Senhor", ela dizia, "se Você estivesse aqui, meu irmão não teria morrido." Seria algo como: "onde é que Você estava mesmo, Jesus?"
Talvez você já tenha falado algo similar durante ou depois de uma crise em sua vida.
Senhor, onde Você estava quando meus pais se divorciaram?
Senhor, onde Você estava quando recebemos o dignóstico de câncer?
Senhor, onde Você estava quando o nosso casamento acabou?
Senhor, onde Você estava quando perdi o meu emprego?
Senhor, onde Você estava quando meus filhos tiveram problemas?
Senhor, onde Você estava quando meu ente querido morreu?
Por favor, perceba que Jesus não reprovou Marta pelo que ela falou. Não é errado dizer a Deus exatamente como nos sentimos. Às vezes parece que temos a ideia que é irrelevante ou pecaminoso expressar nossos verdadeiros medos ou dúvidas de nossos corações, até mesmo a Deus. Quando lemos Salmos, aprendemos que houve muitas vezes que Davi e os outros salmistas realmente se abriram com Deus. Eles clamaram a Deus e esvaziaram seus corações, entregando todo o conteúdo à Sua presença.
Tenho feito isso muitas vezes. Em minhas dores, clamo a Deus. Às vezes a realidade de que meu filho faleceu atinge o meu coração como uma marreta, e eu digo: "Ó Senhor, não consigo acreditar nisso! Não consigo lidar com essa dor!" Mas então eu irei pregar a mim mesmo e dizer: "Agora, Greg, escute-me. O seu filho está vivo - mais vivo do que nunca esteve antes. Ele está na presença do Senhor e você o verá de novo em apenas mais alguns anos." E eu irei me lembrar das promessas de Deus.
Minhas orações, porém, são muito abertas e honestas. Eu derramo meu coração a Deus, descrevendo minha dor a Ele. Mas também me lembro a respeito da verdade de Deus. Orar significa isso.
Deus quer que clamemos a Ele. Ele nos convida a derramarmos os nossos corações na Sua presença. Davi escreve: "Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio" (Salmos 62:8).
Nenhum comentário:
Postar um comentário