segunda-feira, 22 de abril de 2019

Nuvem de Testemunhas

"Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé [...]" (Hebreus 12:1-2)

O que é essa "grande nuvem de testemunhas" à qual a Bíblia se refere?

Uma boa dica é o fato de que Hebreus 12 vem logo depois de Hebreus 11. E o capítulo 11 é um registro dos grandes homens e mulheres de fé que morreram servindo a Deus. Às vezes nos referimos a este livro como o "Hall da Fé". Ali lemos sobre Abraão, Moisés, José, Gideão, Sansão, Davi, Raabe, Daniel... e a lista continua.

Então, quem são as testemunhas em Hebreus 12:1? Uma interpretação diz que elas são simplesmente pessoas de fé que viveram antes de nós, nos dando um modelo a seguir para que pudéssemos viver e exercer a nossa fé como elas também fizeram. Ler sobre a vida desses homens e mulheres que andaram com Deus, confiaram em Cristo (mesmo antes de sua vinda) e se mantiveram fortes diante das provações e perseguições pode tornar as nossas almas como verdadeiras fortalezas.

Estamos na corrida de nossas vidas na Terra e não sabemos quando ela vai terminar. Eu  só sei, com certeza, é que Jesus está nos observando, passo a passo, momento a momento.

3 comentários:

  1. Quando à palavra diz, nós porém estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas; podemos crer são as pessoas em nossa volta,que nos vigia dia e noite, como vivemos, como andamos, o que fazemos, etc; portanto o nosso compromisso com Deus, em Jesus Cristo, nos faz sermos diferente, ter escolha diferente, agir de modo diferente, afinal nós temos o dom; do domínio próprio, e isso é o que Deus espera que eu saiba suportar as adversidades que irão se levantar contra mim, ser paciente,e pacificador, é a identificação dos que são temente ao Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Quando à palavra diz, nós porém estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas; podemos crer são as pessoas em nossa volta,que nos vigia dia e noite, como vivemos, como andamos, o que fazemos, etc; portanto o nosso compromisso com Deus, em Jesus Cristo, nos faz sermos diferente, ter escolha diferente, agir de modo diferente, afinal nós temos o dom; do domínio próprio, e isso é o que Deus espera que eu saiba suportar as adversidades que irão se levantar contra mim, ser paciente,e pacificador, é a identificação dos que são temente ao Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Quando à palavra diz, nós porém estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas; podemos crer são as pessoas em nossa volta,que nos vigia dia e noite, como vivemos, como andamos, o que fazemos, etc; portanto o nosso compromisso com Deus, em Jesus Cristo, nos faz sermos diferente, ter escolha diferente, agir de modo diferente, afinal nós temos o dom; do domínio próprio, e isso é o que Deus espera que eu saiba suportar as adversidades que irão se levantar contra mim, ser paciente,e pacificador, é a identificação dos que são temente ao Senhor!

    ResponderExcluir