quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Um Medo Saudável

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!" (Salmos 111:10)

Todos nós sabemos o que é ser tomado pelo medo. Sabemos como é a sensação de ter um frio na espinha, a boca seca e os cabelos arrepiados.

O medo tem um amigo próximo conhecido como preocupação. E os dois geralmente trabalham em conjunto. Podemos ser pegos jogando o jogo "E se": E se isso acontecer? E se aquilo acontecer? Na verdade, a pesquisa médica moderna provou que a preocupação pode, na verdade, quebrar a nossa resistência a doenças - e até encurtar as nossas vidas. Charles Mayo, fundador da famosa Clínica Mayo, disse que, embora nunca tenha conhecido alguém que morreu de excesso de trabalho, ele conheceu muitos que morreram de preocupação.

Muitas vezes temos medo das coisas erradas da vida, mas não temos medo das coisas certas. Ou seja: não tememos a Deus, ainda que a Bíblia nos diga que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.

Mas o que isso significa? Primeiro, deixe-me dizer o que isso não significa. Temer a Deus não significa encolher-se de terror diante d'Ele. Em vez disso, o temor de Deus foi adequadamente definido como um medo saudável de desagradá-lo. Então, se eu pequei, não é o medo do que Deus vai fazer comigo, mas o medo do que eu fiz para Ele. É isso o que é temer ao Senhor.

A coisa notável sobre temer a Deus é que, quando você teme, você não teme mais nada. Por outro lado, se você não teme a Deus, então teme todo o resto.

3 comentários: