quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Pense Antes de Falar

"Os lábios do justo sabem o que é próprio, mas a boca dos ímpios só conhece a perversidade." (Provérbios 10:32)

J. Vernon McGee costumava dizer que o único exercício que alguns cristãos fazem é acabar com os outros e tirar conclusões precipitadas.

Calúnia e fofoca são pecados que, infelizmente, são muito comuns na igreja hoje. Quantas vezes foram espalhados rumores baseados em informações que simplesmente não eram verdade, porque uma pessoa não teve tempo de investigar? A Bíblia diz: "Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha" (Provérbios 18:13).

Fofoca e calúnia são muito mais fáceis de difundir, não é mesmo? Alguém já fez fofoca sobre você? Alguma coisa já foi dita sobre você que simplesmente não era verdade? Provérbios 18:8 diz: "As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem até o íntimo do homem." A fofoca é assim.

Alguém pode dizer: -"Você ouviu isso?" . Então, nós aproveitamos essa pequena e saborosa informação. Podemos engolir facilmente, mas no final, é como uma ferida. Isso machuca outras pessoas e pode nos machucar também.

Então, quando ouvimos uma fofoca ou calúnia, o que devemos fazer? Precisamos fazer algumas perguntas: É verdade? Se não for verdade, não repita. A informação ajudará? É inspiradora? É necessária? É gentil?

Você pode estar pensando: - Bem, Greg, se eu fizesse essas perguntas o tempo todo, haveria muitas coisas que eu não diria. Bem isso. Então não as diga. Você será uma pessoa melhor por não dizê-las. E muitas outras pessoas também o serão.

Um comentário: