quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Um Momento Crucial na História da Igreja

"E lhes disse: 'Vocês sabem muito bem que é contra a nossa lei um judeu associar-se a um gentio ou mesmo visitá-lo. Mas Deus me mostrou que eu não deveria chamar impuro ou imundo a homem nenhum." (Atos 10:28)

Um momento crucial chegou à propagação do evangelho pela igreja primitiva com a conversão de um homem chamado Cornélio. Sua conversão foi significativa porque Cornélio não era judeu, mas gentio.

Para nós que vivemos hoje no caldeirão chamado Brasil, isso não significa muito. Mas significava muito para um judeu do primeiro século. Apesar do fato de Jesus ter dito a Seus discípulos para irem a todo o mundo e pregarem o evangelho, isso realmente não estava acontecendo. O cristianismo estava correndo o risco de se tornar uma seita do judaísmo.

Mas tudo isso mudou quando Deus impactou um homem: Simão Pedro. Pedro era praticamente como qualquer outro judeu que vivesse em seu tempo. Ele estava orgulhoso de sua herança judaica (e não quero dizer isso de uma maneira crítica).

Os judeus daquela época, porém, não queriam nada com os não-judeus, ou gentios. Então, Deus quis redirecionar a igreja primitiva para ir aos não-judeus e trazer-lhes a mensagem do evangelho. E o Senhor fez isso através de Pedro.

Atos 10 nos diz que, enquanto Pedro estava esperando o almoço um dia em Jope, ele subiu no telhado para orar. Então ele caiu em transe e viu o céu se abrir, enquanto algo parecido com um lençol era abaixado, contendo todos os tipos de animais impuros. Então uma voz disse: "Levanta-te Pedro; mata e come" (versículo 13).

Isso não era sobre comida, mas sobre pessoas. Deus estava dizendo: "Pedro, hora de sair da sua zona de conforto e alcançar todo um novo grupo de pessoas - os gentios". Logo depois, Pedro pregou o evangelho a Cornélio e seus parentes e amigos. E eles creram. Pedro obedeceu a Deus e deixou a sua zona de conforto. E isso mudou a história da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário