quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Desordem Santa

"Contudo, não os achando, arrastaram Jasom e alguns outros irmãos para diante dos oficiais da cidade, gritando: 'Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui'." (Atos 17:6)

G. Campbell Morgan disse: "Cristianismo organizado que não consegue causar desordem está morto."

Parece que onde quer que Paulo fosse, havia uma conversão ou um motim. Nunca houve um momento de tédio com o apóstolo. Seus críticos em Tessalônica disseram que Paulo e Silas "causaram alvoroço por todo o mundo". Então eles acrescentaram: "Agora chegaram aqui" (Atos 17:6).

É disso que precisamos hoje: uma desordem santa. Precisamos voltar a fazer como a igreja primitiva fazia. A igreja não era perfeita dois mil anos atrás; assim como não é perfeita hoje. Podemos ver, ao lermos o livro de Atos, que a igreja primitiva tinha todos os desafios que a igreja enfrenta hoje: havia hipocrisia, havia divisão. Mas, ao mesmo tempo, foi a igreja que virou o mundo de cabeça para baixo.

De fato, todas as coisas sobre as quais lemos em Atos aconteceram - mas elas não aconteceram todos os dias. Elas aconteceram durante um período de tempo. Atos é um registro de um período de trinta anos, de 33 a 63 dC. Houve intervenções do Espírito Santo, mas também lemos que havia pessoas vivendo sua fé de uma maneira prática. Foi o Espírito de Deus operando através da Palavra de Deus no coração do povo de Deus. Portanto, não precisamos reinventar a igreja. Em vez disso, precisamos redescobrir a igreja. É a única organização que o próprio Cristo estabeleceu.

De certa forma, o livro de Atos ainda está sendo escrito hoje. Não estou sugerindo que acrescentemos novas páginas às Escrituras. Quero dizer que podemos acrescentar novos capítulos à história da igreja, pois estamos escrevendo os nossos próprios capítulos a cada momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário