terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O Versículo Mais Popular da Bíblia

"Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês." (Mateus 7:1-2)

Houve um tempo em que provavelmente o versículo bíblico mais conhecido era João 3:16: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." Parece que todos conheciam esse versículo ou sabiam um pouco sobre ele.

Mas parece que este não é mais o versículo favorito da maioria, especialmente os não-cristãos. Na verdade, acredito que o versículo favorito dos não-cristãos seja Mateus 7:1. Não acho que eles entendam-no completamente, mas gostam de citá-lo: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados."

Isso geralmente é o que eles dizem a um cristão que tem a audácia de expor a sua visão bíblica do mundo. Se nos atrevemos a dizer que algo está certo ou errado, ou se fizermos uma avaliação sobre algo, eles vão dizer na hora: "Como você pode dizer isso? Isso é tão crítico! É um pensamento tão fechado! Isso é tão fanático!" A Bíblia não diz: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados"?

Não se deixe levar por isso. Uma tradução melhor deste versículo seria: "Não condenem, para que vocês não sejam condenados." Não estou na posição de dizer quem entrará no céu ou quem acabará no inferno. Em última análise, isso depende de Deus.

Mas eu devo fazer julgamentos em minha vida. Todos os dias eu os faço. Se estiver atravessando a rua, olho para os dois lados para garantir que esteja seguro. Isso é um julgamento. Se vejo um cachorro e decido acariciá-lo e só mudo de ideia se de repente ele mostrar seus dentes e rosnar, isso é um julgamento.

Devo fazer julgamentos e avaliações como um seguidor de Jesus Cristo. Devemos fazer julgamentos, mas não devemos condenar.
Link para o texto original

Nenhum comentário:

Postar um comentário