quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Não Dê Falso Testemunho

"Não darás falso testemunho contra o teu próximo." (Êxodo 20:16)

O nono mandamento: "Não darás falso testemunho contra o teu próximo", pode ser um pouco mais difícil de seguir do que os outros. Não devemos mentir. Há mentiras escancaradas, é claro (por falar nisso, eu discordo deste termo). Mas há momentos em que você não quer dizer a verdade porque sabe que isso vai machucar alguém.

Em uma pesquisa, pessoas foram questionadas sobre suas razões para mentir. A primeira razão foi o medo de ofender alguém.

Talvez você tenha sido convidado para uma refeição na casa de alguém, e tenha sido horrível. Após a refeição, sentiu-se completamente enjoado. Então a pessoa pergunta: "Você gostou da refeição?"

"Bem, eu nunca experimentei esses ingredientes juntos de tal maneira!"

Você não queria dizer a verdade, então disse outra coisa.

Dizemos essas mentirinhas todos os dias. Quando alguém lhe chama em sua casa e você não quer falar, você diz à sua esposa, filho ou colega: "Eu não estou em casa". Ou você diz: "Adorei a sua roupa", quando você não gostou. Ou, "Estava me preparando para te ligar" quando você não estava. Ou, "Eu esqueci", quando você não esqueceu.

A fofoca é outra maneira de mentir. Fofoca derruba governos, destroça casamentos, arruína carreiras, destrói reputações, causa pesadelos, levanta suspeitas e gera tristeza.

Antes de dizer algo, pergunte: É verdadeiro? É útil? É inspirador? É necessário? É gentil? Se as respostas forem não, então não o diga.
Link para o texto original

Nenhum comentário:

Postar um comentário