segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Três Reações ao Evangelho

"Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus." (1 Coríntios 1:18)

Em minhas viagens descobri que algumas pessoas estão mais abertas ao evangelho do que outras. Eu nunca sei como a coisa vai acontecer, então eu apenas lanço a Palavra de Deus e convido as pessoas a virem a Cristo. E elas reagem de maneiras diferentes.

O apóstolo Paulo quando pregou,  recebeu três reações ao evangelho: "Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: 'A esse respeito nós o ouviremos outra vez'. [...] Alguns homens juntaram-se a ele e creram [...]" (Atos 17:32-34).

Encontramos as mesmas reações ao evangelho hoje. Alguns zombam. O termo "zombaram" usado em Atos 17 também poderia ser traduzido como "cair na gargalhada". Em outras palavras: "você está falando sério? Você realmente acredita nisso?"

Para esses tolos educados, tudo parecia bobo e inacreditável. Mas essa mesma zombaria era uma indicação de que eles iriam perecer, "pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo" (1 Coríntios 1:18).

Alguns se esquecerão, enquanto outros se atrasarão: "Vamos ouvir você novamente sobre este assunto." Esta é uma reação muito comum. O que realmente significa é que "eu realmente não quero decidir agora". O diabo usa essa tática com grande habilidade. "Não se preocupe agora. Trate disso mais tarde."

Mas alguns acreditaram. Alguns se arrependeram e mudaram de opinião. E entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, um dos juízes, intelectual e governante da cidade.

Eis o que tenho aprendido: a conversão é um trabalho de Deus, não nosso. É o trabalho do Espírito Santo na vida de um incrédulo. Deus nos responsabiliza por proclamar a verdade, mas o resto depende d'Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário