"O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda." (Provérbios 16:18)
A vida cristã é uma vida de constante crescimento e transformação na qual vamos nos tornando cada vez mais como Jesus. E a hora em que pararmos de avançar espiritualmente, podemos começar a andar para trás. De fato, a Bíblia menciona essa rebeldia várias vezes.
Por meio do profeta Jeremias, Deus disse à desviada nação de Israel: "Voltem, filhos rebeldes! Eu os curarei da sua rebeldia [...]" (Jeremias 3:22).
A Bíblia também nos conta que um dos sinais do fim dos tempos, dos últimos dias, é que as pessoas abandonarão a fé. Ninguém nunca se desviou de um dia para o outro. Você não telefona para o seu amigo cristão e diz: "Ei, vamos nos desviar hoje?" Desvios são uma série de passos que levam alguém sempre ladeira abaixo.
Todos temos possibilidade de fazer isso. Como diz o velho hino "Vem, ó Fonte":
Sinto que sou tão vacilante,
Pronto a deixar-te, ó meu Deus,
Toma e sela o meu peito
Para a morada lá no Céu.
Assim como as ovelhas, temos a tendência de nos perder. Então temos que nos manter constantemente atentos. Temos que sempre avançar espiritualmente.
O primeiro passo do desvio é autoconfiança e o orgulho. A Bíblia diz: "O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda" (Provérbios 16:18).
Por exemplo, talvez você esteja jogando uma partida de tênis e esteja vencendo o oponente. Aí talvez fique meio convencido, um pouco cheio de si. E de repente começa a perder. Acontece com tudo na vida. E certamente acontece também na vida espiritual.
Então, eis o que precisamos saber sobre nós mesmos: Sempre podemos cair. Nunca pense que jamais poderá acontecer com você, pois certamente poderá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário