terça-feira, 29 de agosto de 2017

Os Três Objetivos da Igreja

"Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus." (Apocalipse 3:1-2)

Você já viu como são os sets de filmagens? Nunca são como aparecem nos filmes. Tudo parece ser menor ou falso. Aquele belo e alto edifício que você na tela pode ser somente uma fachada pintada, forrada com pedaços de madeira e isopor. Tudo é feito para parecer muito mais impressionante do que de fato é.

Assim era a igreja de Sardes, que Jesus cita em Apocalipse 3. As coisas pareciam bonitas por fora, mas o calor havia esfriado. Alguma coisa estava faltando.

A igreja de Sardes tinha um nome amplamente conhecido. Era cheia de atividade. Não havia falta de recursos, talento e mão de obra. Olhando de fora, parecia uma igreja que estava a pleno vapor. Mas Jesus revelou fatos que mais ninguém via.

A forma que percebemos o sucesso em igrejas é diferente da forma que Deus percebe. Muitas pessoas medem o sucesso de igrejas pelo número de membros, qualidade das instalações e da música. Mas Jesus vê as coisas de forma diferente. E o problema com a igreja de Sardes era falhar em ficar de acordo com os padrões de Deus. Ele disse: "Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus" (Apocalipse 3:1-2). Outra tradução para "perfeitas" seria "cumpridas". Jesus estava dizendo: "Vocês não cumpriram o seu propósito".

O objetivo de uma igreja é apenas se tornar maior? Creio que não. Pelo que tenho notado ao estudar a Bíblia, a igreja tem um objetivo que se divide em três partes: Estar aqui para a exaltação de Deus, para edificar os santos e para evangelizar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário