quarta-feira, 26 de julho de 2017

É Só Uma Questão de Tempo

"Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar." (Apocalipse 2:5)

Durante uma visita a Nova York, notei uma vez um prédio de igreja que tinha virado casa noturna. Era um lugar em que Deus havia sido adorado, mas tinha se transformado num lugar onde outras coisas eram adoradas. Que tristeza.

Jesus alertou à igreja de Éfeso: "você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar" (Apocalipse 2:4-5).

No livro de Apocalipse, o candelabro simboliza a igreja. Esse é um lembrete de que nenhuma igreja em especial tem garantia de que vai durar indefinidamente. Mas a igreja de Jesus Cristo (conjunto dos cristãos) sempre avançará. Jesus disse que "as portas do Hades não poderão vencê-la" (Mateus 16:18). Ninguém nunca vai deter a igreja, por mais que tente.

Mas as congregações podem ter uma duração. Já vi igrejas que um dia estiveram cheias de gente faminta pela Palavra de Deus ficarem depois vazias — prédios abandonados. Se uma igreja negligencia a palavra de Deus, se uma igreja deixa de amá-Lo como amava no princípio e começa a fazer concessões, essa igreja pode chegar a um ponto em que não será mais luz na comunidade. Já não afetará mais a vida das pessoas. Já não será o que era. E em alguns casos a congregação se divide, some inteiramente e o prédio é vendido.

Ainda assim, Deus levanta outra igreja e mais outra. E sempre o fará.

Não queremos perder o nosso lugar. Não queremos perder a luz que temos. Mas se você perder o seu amor, é só uma questão de tempo até perder a sua luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário