quinta-feira, 29 de junho de 2017

A Fundação da Igreja

"Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo'." (Mateus 16:16)

A primeira pessoa a usar a palavra "igreja" não foi o apóstolo Paulo. Foi o próprio Jesus.

Em Mateus 16, lemos que quando Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do Homem é?" (Versículo 13).

Cesaréia de Filipe era um lugar de paganismo e falsa crença. De fato, Cesaréia de Filipe recebeu o nome do deus grego Pan. Então, em um lugar de adoração falsa, Jesus pediu a Seus discípulos que se posicionassem.

Os discípulos disseram a Jesus que algumas pessoas pensavam que ele era João Batista, outros pensavam que Ele era Elias, e outros ainda pensavam que Ele era Jeremias ou um dos profetas.

Então Jesus perguntou: "Quem vocês dizem que eu sou?" (Versículo 15).

Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (versículo 16).

Jesus lhe disse: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la" (versículos 17-18).

A palavra "igreja" tem sua origem na palavra grega ecclesia, que consiste em dois termos: "fora de" e "chamado." Junte-os, e o significado de ecclesia, ou igreja, é "chamado fora de". Chamado de quê? Chamado a partir deste mundo, desta cultura. Jesus estava dizendo: "Meus seguidores devem estar separados desta cultura."

Além disso, Jesus não estava dizendo que Ele iria construir a Sua igreja em Pedro. Pelo contrário, Ele estava dizendo que a igreja seria construída sobre o que Pedro disse: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". O fundamento da igreja é o próprio Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário