segunda-feira, 23 de maio de 2016

Cuidado Com o Que Escuta

"Disse o Senhor a Moisés: O coração do faraó está obstinado; ele não quer deixar o povo ir" (Êxodo 7:14)

Qual o momento mais fácil de se obter um coração endurecido? A resposta pode surpreende-lo. Não é passando tempo com pessoas incrédulas ou fazendo coisas sem Deus. O tempo mais fácil de se obter um coração indiferente às coisas de Deus é aquele em que você ouve a Palavra de Deus. É claro que também pode ser um lugar onde seu coração é abrandado. Mas como já disse, o mesmo sol que amolece a cera endurece o barro.

Se você tem uma atitude que diz: "Não quero isso. Não estou ouvindo isso", então seu coração irá crescer duro. A Bíblia diz, “Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente” (Provérbios29:1). A ideia é que a pessoa que tem um coração duro é alguém que ouve a verdade e a rejeita.

Uma boa ilustração disso é a do Faraó. Ele viu milagre após milagre através das mãos de Moisés. E o que lemos? O faraó endureceu o seu coração. Ele viu uma vara se transformar em uma cobra, e endureceu o seu coração. O Nilo se transformou em sangue e ele endureceu o seu coração. Deus enviou pragas de piolhos, moscas e rãs e o Faraó endureceu o seu coração. Finalmente, lemos que Deus endureceu o coração do Faraó. Algumas pessoas ficam confusas com esse detalhe. Como é que o Faraó endureceu o seu coração e então Deus endureceu o seu coração? A resposta é que Deus espera nossa ação e então nos confirma nela. O faraó endureceu o seu coração e Deus o fortaleceu nessa decisão, mesmo sendo errada.

Portanto, tenha cuidado. Você pode obter um coração endurecido enquanto escuta a Palavra de Deus. Tudo depende de como você a escuta. Não deixe isso acontecer com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário