"Simão respondeu: 'Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes'." (Lucas 5:5)
Há uma história no Evangelho de Lucas onde Jesus pegou emprestado o barco de Pedro para pregar às multidões. Quando acabou de falar, disse a Pedro: "Vá para onde as águas são mais fundas e [...] lancem as redes para a pesca" (Lucas 5:4).
Pedro respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes" (versículo 5). Sinceramente, acho que Pedro quis apenas respeitar Jesus, dizendo: "Olhe, Jesus, você é o cara. Quando se trata de teologia, quando se trata de nos dizer sobre Deus, você é a autoridade. Nós o respeitamos, mas você não tem intimidade com o mar, ok? Você não conhece as águas como nós. Somos pescadores experientes. Isso é o que fazemos todos os dias. No entanto, por causa da sua palavra, vamos fazer o que você disse." O resultado foi que eles pegaram tantos peixes que o barquinho quase afundou. Então Pedro prostrou-se diante de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!" (versículo 8).
Então Jesus disse: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens" (versículo 10).
Isso tudo aconteceu porque Jesus estava no barco de Pedro. Ele esta à bordo do seu barco também? Jesus não vai forçar a entrada em seu barco. Ele irá lhe pedir para subir à bordo. Ele quer estar no controle e guiá-lo através da sua vida. E é isso que o Capitão vai dizer: "Vamos atravessar para o outro lado" (Marcos 4:35).
Seja nesta vida ou na eternidade, um dia vamos entender porque essas tempestades vieram e quais foram as suas finalidades. Mas, até lá, temos que deixar Jesus viajar conosco através de nossas tribulações.
"Vá para onde as águas são mais fundas..."
ResponderExcluirEste trecho me fez raciocinar sobre as condições em que devemos estar!