terça-feira, 8 de março de 2016

Ele é Seu Capitão?

"Simão respondeu: 'Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes'." (Lucas 5:5)

Há uma história no Evangelho de Lucas onde Jesus pegou emprestado o barco de Pedro para pregar às multidões. Quando acabou de falar, disse a Pedro: "Vá para onde as águas são mais fundas e [...] lancem as redes para a pesca" (Lucas 5:4).

Pedro respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes" (versículo 5). Sinceramente, acho que Pedro quis apenas respeitar Jesus, dizendo: "Olhe, Jesus, você é o cara. Quando se trata de teologia, quando se trata de nos dizer sobre Deus, você é a autoridade. Nós o respeitamos, mas você não tem intimidade com o mar, ok? Você não conhece as águas como nós. Somos pescadores experientes. Isso é o que fazemos todos os dias. No entanto, por causa da sua palavra, vamos fazer o que você disse." O resultado foi que eles pegaram tantos peixes que o barquinho quase afundou. Então Pedro prostrou-se diante de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!" (versículo 8).

Então Jesus disse: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens" (versículo 10).

Isso tudo aconteceu porque Jesus estava no barco de Pedro. Ele esta à bordo do seu barco também? Jesus não vai forçar a entrada em seu barco. Ele irá lhe pedir para subir à bordo. Ele quer estar no controle e guiá-lo através da sua vida. E é isso que o Capitão vai dizer: "Vamos atravessar para o outro lado" (Marcos 4:35).

Seja nesta vida ou na eternidade, um dia vamos entender porque essas tempestades vieram e quais foram as suas finalidades. Mas, até lá, temos que deixar Jesus viajar conosco através de nossas tribulações.

Um comentário:

  1. "Vá para onde as águas são mais fundas..."
    Este trecho me fez raciocinar sobre as condições em que devemos estar!

    ResponderExcluir