quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O Deus no Espelho

"Respondeu Jesus: 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas." (Mateus 22:37-40)

Oscar Wilde disse: "Amar a si mesmo é o começo de um romance que dura a vida toda". Verdade. Whitney Houston cantou: "O maior de todos os amores é fácil de se alcançar. Amar a si mesmo é o maior amor de todos". Sim, amarmos a nós mesmos é realmente um fato consumado. Não acredito que seja necessário aprender isso.

Efésios 5:29 diz "Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja". Algumas pessoas cultuam seus corpos nas academias, como se fossem templos. Simplesmente não conseguem parar. Torna-se uma obsessão. Claro que as pessoas podem se beneficiar ao fazer exercícios físicos, mas há pessoas que certamente vão além dos limites quando o assunto é sua aparência.

Uma pesquisa revelou que 94% das meninas com menos de 18 anos nos Estados Unidos gostariam de ser mais bonitas. E 85% das mulheres acima de 40 anos disseram que não são tão atraentes quanto as demais mulheres. Elas se sentem assim porque amam a si mesmas. Se não se amassem, ficariam felizes mesmo sendo feias. A verdade é que todos nós amamos a nós mesmos.

Quando Jesus disse que o segundo grande mandamento é "Amar o próximo como a si mesmo" (Mateus 22:39), Ele não estava dizendo que precisamos aprender a amar a nós mesmos para então amarmos o próximo. Ele estava essencialmente dizendo: "Você já se ama, isso é óbvio. Ame o seu próximo da mesma forma. E ame a Deus ainda mais".

Então o pecado não é amar a si mesmo e cuidar de si mesmo. O pecado é amar a si mesmo mais do que a Deus. Para muita gente hoje em dia, o seu ídolo e deus é visto no próprio espelho todas as manhãs.

2 comentários:

  1. "Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo com a si mesmo"

    ResponderExcluir
  2. Abre os nossos olhos, Senhor, para que possamos ver as nossas falhas e limitações e , a partir delas, Senhor, buscarmos mais a Tua presença e o Teu poder para que sejamos aperfeiçoados!

    ResponderExcluir