terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Coisas Que Deus Odeia

"Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos." (Provérbios 6:16-19)

Deus odeia a mentira. Na verdade, como Deus pensa muito na verdade, Ele usa a mesma palavra para descrever o Seu caráter. Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14:6). Nos é dito nas Escrituras que é impossível que Deus minta (veja Hebreus 6:18). Mentir não está na natureza de Deus; Ele se preocupa muito com a verdade.

Quando mentimos, estamos nos comportando mais como um filho do diabo do que como um filho de Deus, porque a Bíblia descreve Satanás como "o pai da mentira" (João 8:44). E todos nós podemos estar mentindo um pouco mais do que pensamos. Num estudo perguntaram para as pessoas por que elas mentiram na vida. Noventa e oito por cento dos entrevistados disseram que mentiram para não ofender alguma pessoa. Posso entender isso, até certo ponto, porque dizer a verdade nem sempre é fácil, especialmente quando você recebe uma pergunta difícil como: "Você gostou do jantar?" ou "Você gosta da minha roupa nova?" Mesmo assim, mentir ainda é um pecado.

Há maneiras sutis onde contamos mentiras, como através de bajulação e exagero. Também mentimos quando dizemos coisas como: "Ah, esqueci" (quando não esquecemos), ou "É bom ver você" (quando não é), ou ainda "Estava indo telefonar pra você" (quando não estávamos). Também mentimos através de fofocas e difamação. Provérbios 20:19 diz: "Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais." Adoramos nos esquivar de fofocas mas, infelizmente, muitas vezes também gostamos de ouvi-las.

Você já teve alguém fazendo fofocas sobre você? Mentindo sobre você? Mentindo para você? Então você sabe o quanto a mentira é destrutiva. Deus odeia a mentira e nós também devemos odiá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário