sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O Que a Cruz Significa?

"E aquele que não carrega a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14:27)

Quando Jesus falou: "E aquele que não carrega a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo", todas as pessoas do primeiro século puderam entender o seu significado rapidamente. No entanto, o significado desta frase foi perdido no século XXI. Quando as pessoas pensam na cruz hoje em dia, pensam na igreja, no cristianismo, ou em Jesus Cristo. Mas voltando ao primeiro século, a cruz significava um método cruel de tortura e execução.

A igreja primitiva não utilizava o símbolo de uma cruz, pois ela era uma representação indesejada. Forma de execução que se originou com os persas e mais tarde foi adotada pelos romanos, a crucificação tinha como objetivo humilhar a pessoa e leva-la a uma morte lenta e agonizante. A cruz também servia como um alerta para qualquer um que a visse: era melhor não mexer com o império romano. A visão de um homem rodeado por guardas romanos, carregando sua cruz pelas ruas significava que ele estava próximo de sofrer uma morte longa e dolorosa.

Então, quando Jesus falou aos discípulos que deveriam carregar suas próprias cruzes e segui-Lo, Seus ouvintes imediatamente compreenderam: "Ah, entendi o que você falou. Você quer dizer: como aquele sujeito que está carregando a sua cruz e vai morrer nela?" "Você quer que nós morramos para nós mesmos, é isso que você está dizendo?"

Mas hoje em dia a cruz perdeu o seu significado. Para muitos, nada mais é do que um acessório de moda, algo para vestir. Como a mulher na joalheria que pede para ver um modelo de cruz "sem aquele homenzinho nela", muitas pessoas olham para uma cruz sem Jesus e esta cruz não requer nada dessas pessoas.
Mas se você quiser seguir Jesus, terá que carregar a sua cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário