quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Negue-se a Si Mesmo

"Jesus dizia a todos: 'Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará.'" (Lucas 9:23-24)

Quando as pessoas dizem: "Eu me encontrei", geralmente isso está relacionado a um ato egoísta. Mas Jesus disse que se você quiser se encontrar, primeiro tem que se negar a si mesmo: "E aquele que não carrega a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14:27)

Carregar a cruz e seguir a Jesus pode parecer um estilo de vida miserável. Mas, na verdade, o que isso significa é colocar Deus em primeiro lugar. É chegar a Deus e dizer: "Senhor, aqui estão meus objetivos. Aqui estão meus sonhos. Aqui está aquilo que aspiro conseguir. Aqui também estão minhas fraquezas e tudo aquilo que me leva ao pecado. Acredito que os Teus planos são melhores que os meus, por isso entrego a minha vida a Ti."

Fico muito feliz em perceber que os grandes movimentos a favor da valorização da autoestima estão finalmente enfraquecendo. Inclusive dentro da igreja, víamos algumas pessoas defendendo esse movimento apoiando-se, de maneira inadequada, na passagem que fala: "Ame o seu próximo como a si mesmo". (Marcos 12:31). E sempre que eu rebatia esses argumentos essas pessoas ficavam irritadas. Porém, eu sempre dizia que não precisamos ser ensinados a amar a nós mesmos, porque já fazemos isso naturalmente. Jesus apenas estava dizendo que, já que nos amamos a nós mesmos, que tal amarmos nossos próximos da mesma forma?

Quando Jesus disse "[...] se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me" Ele basicamente disse: "O assunto aqui não é vocês amarem a si mesmos. Não é valorizarem seu ego, nem sua autoestima. O negócio aqui não é se encontrar; mas, negar-se a si mesmo."

Você quer se encontrar? Você quer ser aquele para o qual pensa ter nascido para ser? Então negue-se a si mesmo e dedique a sua vida a Cristo. É um investimento com retorno garantido.

Um comentário:

  1. Amém meus irmãos, me ajudou bastante este devocional. Que Deus abençoe vocês amém!

    ResponderExcluir