sexta-feira, 16 de maio de 2014

Mentalidade Tablóide

"Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles." (Romanos 16:17)

Parece que vivemos num mundo alucinado por fofocas e escândalos na mídia. É a mentalidade tablóide. Nossa sociedade nunca esteve tão obcecada por rumores, fofocas e insinuações como agora. Ligamos a TV e vemos programas de todos os tipos que buscam expor a vida privada de outros.

Essa mentalidade tablóide entrou inclusive nos noticiários, onde os repórteres acrescentam sempre uma pontinha de fofoca. Se alguém é acusado de um crime, a pessoa é exposta excessivamente na mídia antes mesmo de ter qualquer chance de se manifestar ou de ir a um tribunal onde provas (ou contra-provas) possam ser apresentadas e os acusados, então julgados.

Infelizmente esse tipo de pensamento também pode entrar no ambiente cristão. Quando ouvimos algo sobre uma outra pessoa, imediatamente nossos ouvidos ficam em alerta.
- Mas o que a Bíblia diz? ]
Diz que o amor crê no melhor de cada pessoa e não que o amor procura o pior de cada um.

Isso significa que se alguém falar algo negativo sobre um irmão cristão, deveríamos imediatamente contestar tal afirmação em nossos corações. O motivo é que devemos acreditar no melhor de cada um. Precisamos ser muito cautelosos, pois muitas vezes aceitamos rumores como verdade. Para ficar ainda pior, acabamos espalhando tais rumores sem nem mesmo verificar se, de fato, são verdadeiros ou não.

Uma das coisas que a Bíblia diz sobre isso é que Deus detesta quem cria discórdia entre os demais (veja Provérbios 6:16-19). Essa é a pessoa que espalha rumores, insinuações e calúnias sobre outras pessoas. Deus odeia isso.

Não seja pois você, também alguém que espalha rumores. Não seja alguém que faz fofoca. Isto é errado, é pecado. E Deus odeia isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário