quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Provações

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma." (Tiago 1:2-4)

Como seria bom se pudéssemos ter as provações nas nossas vidas como opções, como escolhas, não é mesmo? Seria legal se pudéssemos dizer: "essa eu vou pular."

Mas o fato é que as provações acometerão a vida de cada crente. Veja o que Tiago diz: "considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações [...]" (Tiago 1:2). A expressão "diversas provações", poderia também ser traduzida como "várias tentações." Então não há duas provações ou experiências necessariamente iguais. Que você será testado, é certo. A questão é: você vai passar ou não? Devemos nos lembrar que Deus nunca nos prova sem uma razão específica.

O principal propósito de Deus é o de nos moldar à imagem de Jesus Cristo. Deus quer produzir uma semelhança familiar em nós. Isto significa que algumas provações e testes nos mostrarão resultados imediatos, enquanto outros vão produzir resultados de longo prazo.

Em outras palavras: há momentos em que posso passar por uma provação, olhar para trás e dizer: "aprendi tal coisa quando passei por aquela experiência." Mas houve também momentos em que enfrentei uma dificuldade e não consigo ver o que aprendi com ela.

Mas, mesmo que eu não tenha me dado conta, o que aconteceu contribuiu para que eu me tornasse um pouquinho mais parecido com Jesus. Ele trabalha na minha vida para me moldar e dar forma à Sua própria imagem. Às vezes é difícil dizer no que cada experiência resultou, mas devemos nos lembrar que Deus está no controle de todas as coisas e o Seu principal propósito é nos moldar à imagem de Seu Filho querido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário