quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Esqueça o Passado

"Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:14)

Todo mundo que já participou de alguma corrida sabe que pode perder o ritmo se olhar para trás para ver como estão seus adversários. Muitas corridas já foram perdidas porque o líder olhou para trás. Quando finalmente se vê a linha de chegada, essa é justamente a hora de dar tudo de si, porque somente alguns metros estão separando um competidor do outro. Você tem que manter o foco.

Essa é a ideia por trás do que Paulo falou em Filipenses 3:13: "Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante [...]". Paulo estava dizendo: "Não olhe para trás".

Quando Deus fez esta promessa: "Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga as suas transgressões, por amor de mim e que não se lembra mais de seus pecados." (Isaías 43:25), Ele não estava prevendo um lapso em Sua memória. Deus está dizendo: "Eu não vou mais considerar os seus pecados contra você, porque meu Filho já pagou por eles na cruz".

Da mesma forma, precisamos fazer o que Deus faz: esquecer o nosso passado. Precisamos aprender com os nossos erros e nos lembrar das duras lições que aprendemos. E não precisaremos mais ser controlados pelo nosso passado.

É isso que Paulo quis dizer com "esquecendo-me das coisas que ficaram para trás". Pense sobre as coisas terríveis que Paulo fez. Ele era responsável pela morte de Estevão e teve que carregar isso em sua consciência até o seu último dia. Ele sabia que era responsável por coisas terríveis. Mas, da mesma forma, ele conseguia colocar seu passado no passado. E nós precisamos fazer o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário