terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Mandamento Mais Importante

"[...] Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo." (Jeremias 31:33)

Em uma ocasião, um mestre da lei veio a Jesus e perguntou: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? Jesus disse: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças.” Este é o primeiro mandamento. “O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:28-31)

Isso deve ter sido um pouco preocupante para este mestre da lei: De todos os mandamentos, não há nenhum maior do que estes? Mas quando você entende isso, estes dois mandamentos englobam todos os demais.

Se você realmente amar a Deus com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com todo o entendimento, então você não vai querer quebrar os outros mandamentos. Se você realmente amar a Deus como deve, então não falará seu nome em vão, não terá outros deuses diante dEle nem fará imagens para cultuar. E se você realmente ama o seu próximo como a si mesmo, você não vai roubar dele, não vai cobiçar o que a ele pertence e certamente não vai matá-lo. Então, se seguirmos esses princípios de amar a Deus e amar aos outros como deveríamos, obedecer os Dez Mandamentos virá naturalmente.

Agostinho disse: "Amar a Deus e fazer o que quiser." É uma afirmação provocativa, mas faz sentido. Se você realmente amar a Deus como deve, com todo o seu coração, alma, entendimento e força, então você vai naturalmente fazer o que os mandamentos ensinam.

2 comentários:

  1. CONCORDO PLENAMENTO, pelo menos é essa minha interpretação dos mandamentos de DEUS para nós que vivemos no período da GRAÇA ...

    ResponderExcluir
  2. eu concordo toltamente , fou a melhor maneira de interpreta os mandamentode Deus , ficou bem mas facil de entender.

    ResponderExcluir