sábado, 24 de dezembro de 2011

A Preocupação com Herodes

"Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém." (Mateus 2:3)

Os sábios que vieram do Oriente eram homens de grande importância, VIPs. Se eles viessem para o nosso país hoje em dia, chegariam em uma comitiva com alto nível de segurança. Eram pessoas importantes que vieram a Jerusalém anunciar a revelação que tiveram de que o rei o dos judeus havia nascido.

Esta foi a coisa errada a dizer para um cara como o Rei Herodes. A história nos diz, assim como as Escrituras, que Herodes era um tirano paranóico. Ele sempre estava preocupado com que alguém pudesse assumir seu trono. Na verdade, ele gostava de se referir a si mesmo como o rei dos judeus. Ouvir outra descrição deste gênero por dignitários estrangeiros era preocupante.

A palavra "perturbado" usada em Mateus 2:3 significa, "agitado, abalado." Herodes ficou abalado. Sempre que Herodes ficava estressado, todo mundo ficava em pânico, porque quando ele sentia que havia um rival para o seu trono, ele começava a matar pessoas. Por amarga experiência, as pessoas sabiam que se Herodes suspeitasse de uma ameaça ao seu poder, cabeças iriam rolar, literalmente. Herodes viu o anúncio dos dignitários como uma ameaça ao seu reino. Então ele mandou um recado para ter este, então chamado Rei dos judeus, morto.

Há um monte de gente como Herodes hoje em dia. Gente que não vai permitir que alguém ou alguma coisa intervenha em sua carreira, seu estilo de vida, ou nos seus planos. Gente que vê Jesus como uma ameaça para tudo isso. Gente que não se importa em celebrar o nascimento de Jesus, enquanto Ele permanece na manjedoura como um bebê. Pessoas que estão Ok com Deus, enquanto Ele estiver de fora suas vidas. Mas como Herodes, elas sempre perdem o que têm procurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário