terça-feira, 20 de setembro de 2011

Por que?

"Seus discípulos lhe perguntaram: 'Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?' Disse Jesus: 'Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.'" (João 9:2-3)

O Tsunami que atingiu o Sudeste Asiático em 26 de dezembro de 2004 foi um dos desastres naturais mais terríveis da história. Em tempos como aquele, a pergunta feita era: "Por que?" Mais especificamente, "Por que Deus permitiu que isto acontecesse?"

Os discípulos fizeram a Jesus uma pergunta semelhante em João 9. Depois de ver um homem que era cego de nascença, os discípulos levantaram uma das grandes questões da vida, "Por que?" Eles perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?" (v. 2).

Porém Jesus explicou: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele." (v. 3).

Então, por que aquele homem estava naquela condição? Mais ainda, por que há sofrimento e desastres naturais como o tsunami que matou mais de 250.000 pessoas em pelo menos 11 países do Sudeste Asiático? Por que nós temos fome, pobreza e tragédias?

Em primeiro lugar, a cegueira deste homem não era resultado do seu próprio pecado. Sua cegueira foi o resultado do pecado em geral. Pelo mesmo motivo, desastres naturais, doenças e sofrimento são resultado do pecado em geral. Deus disse aos nossos primeiros pais, Adão e Eva, que se comessem o fruto proibido no Jardim do Éden certamente morreriam (Gênesis 2:17). Apesar das advertências de Deus, eles comeram. Desde então, a morte se espalhou através da raça humana como um incêndio. Mas Deus tem oferecido uma solução para a morte através de Seu Filho Jesus Cristo. Deus nos ama tanto que Ele estendeu a mão para nós, enviando Seu próprio filho, Jesus Cristo, para morrer pelos nossos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário