sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Voz da Circunstância

"E Gideão disse a Deus: Quero saber se vais libertar Israel por meu intermédio, como prometeste. Vê, colocarei uma porção de lã na eira. Se o orvalho molhar apenas a lã e todo o chão estiver seco, saberei que tu libertarás Israel por meu intermédio, como prometeste". (Juízes 6:36-37)

Não somente Deus nos fala através de Sua Palavra e nunca contradiz Sua Palavra, mas Ele também fala através das circunstâncias. Embora eu não seja alguém que baseie decisões importantes da vida em circunstâncias por si só, claramente houve momentos em que senti que algo estava sob a vontate de Deus e que depois as coisas se encaixariam circunstancialmente. Em outros momentos, as circunstâncias deixaram claro que Deus estava dizendo "não".

Um exemplo clássico que Deus fala através das circunstâncias foi quando Deus falou a Gideão, o qual lançou sua lã no chão, pedindo a Deus para confirmar a Sua Palavra. Certamente Jonas teve a mensagem certa quando Deus lhe trouxe uma parada abrupta em sua viagem, e ele se viu na barriga de um peixe muito grande.

Claro que, como parte deste processo, Deus nos fala através das pessoas. Por exemplo, houve momentos em que eu estive ouvindo alguém pregar ou falando com um amigo, e de repente o que ele estava dizendo abordava a situação que estou passando, mesmo desonhecendo por completo as minhas circunstâncias. Isso me faz perceber que é o próprio Deus falando comigo através desses indivíduos.

Talvez Deus tenha falado com você através de um pastor ou um amigo cristão. Ou talvez ele tenha falado com você através das circunstâncias. Ouça com cuidado, e lembre-se que Ele nunca irá contradizer Sua Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário