quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Alimentado pelo Espírito

"Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito." (Efésios 5:17-18)

Quando pensamos na expressão "cheios do Espírito", muitas vezes a relacionamos com uma experiência emocional ou uma sensação de euforia, mas na realidade, a palavra "cheio" poderia ser traduzida como "controlado". É uma palavra que fala do que acontece quando o vento enche as velas de um barco e o guia. Da mesma forma, Deus está nos dizendo que devemos deixar que o Seu Espírito nos encha e controle nossas vidas.

Outro fato interessante sobre a palavra "cheio", é que na língua original ela está em um tempo verbal que expressa algo contínuo, algo que deve ser feito continuamente. Então poderíamos entender esta frase como: "Estar constantemente cheio do Espírito Santo". Este não é um evento único. Pelo contrário, é algo que ocorre repetidamente, como quando enchemos o tanque de gasolina de nossos carros, para que continuem funcionando.

Deus quer nos encher com Seu Espírito. Uma grande coisa a se dizer a cada dia é: "Senhor, enche-me com teu Espírito. Senhor, enche-me mais uma vez." Podemos ter experiências emocionais. Podemos também não ter experiências emocionais. Afinal isso tem muito pouco a ver com a realidade de "estar cheio e controlado pelo Espírito".

Um outro ponto sobre o versículo 18 de Efésios 5 é que isto é uma ordem, não uma sugestão. As escrituras não estão dizendo: "Se a sua rotina permitir, ou se você não se importar, você poderia por favor talvez pensar em considerar deixar o Espírito Santo lhe encher e controlar?". Pelo contrário, Deus está dizendo que Ele nos comanda, ordena que sejamos cheios do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário